IRMÃOS

 

Um jovem pai adquire um terreno bem grande.

Ali constrói sua casa. Nascem os filhos, e à medida em que os filhos crescem e também se casam vão construindo suas casas pelo terreno. E os filhos dos filhos, e, mais um e outro. E aquele terreno de uma casinha virou quase uma vila.

O pai sempre ensinou os filhos e netos e bisnetos... a viverem em harmonia, como familiares, como irmãos, respeitando uns aos outros, perdoando as pequenas rusgas comuns da vida familiar, rezando juntos etc.

Não estando mais o pai entre eles a mãe apenas repetia aquilo que o pai sempre ensinou, mas os filhos, tendo o pai longe, não quiseram seguir os conselhos do pai, aliás julgavam que seus problemas e brigas eram culpa do que o pai tinha estabelecido. Embora nunca se unissem para nada bom, os filhos se uniram para uma coisa má: internaram a mãe dizendo que era louca. Afinal, ela se negava a mudar aquilo que o pai já tinha estabelecido.

Até que sem a mãe e sem o pai os "irmãos" decidiram viver em harmonia e em fraternidade. Sendo que cada um viveria a sua vida, sem se importar com o outro e sem considerarem seu pai e sua mãe.

Queriam uma fraternidade sem pai, sem mãe e sem irmãos.

O Prólogo de S. João diz: "veio para os que eram seus, mas os seus não O receberam".

O mundo deseja a paz. Implora a paz. 

Mas rejeita o Príncipe da Paz.

Hoje, mas do que pensarmos nos chorinhos do Jesus recém-nascido, devemos lembrar das lágrimas do Jesus adulto sobre Jerusalém e, sobre cada um de nós: "Se tu reconhecesses aquele que te pode trazer a paz..."

Mas continua sem reconhecer.

Ao dirigir-se à França, tantas vezes adversa à Santa Religião, S. Pio X dizia que ansiava pelo momento em que a França, como S. Paulo, ouviria da boca do Salvador: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues!"

A humanidade se tornou essa família desunida que desobedece o Pai, e considera louca a Mãe, a Igreja. E sem Cristo, e sem Igreja, sem paz. Até porque como diziam os Santos Padres: "Não terá a Deus por Pai aquele que não tiver a Igreja por Mãe"

Só Cristo tem esse poder. Só a Sua Presença pode transformar uma gruta escura e fria num pedaço do céu. Ele é o único que pode nos dar a paz.


Comentários