FUJÕES

 

Há centenas, talvez milhares de invocações de Nossa Senhora. Algumas referindo-se ao mesmo aspecto da Virgem, por exemplo: a Assunção de Maria traz as invocações de Nossa Senhora da Assunção, do Paraíso, da Boa Viagem, da Boa Morte, da Glória etc.

Hoje, alegrando-nos com a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe penso que poderia ser também o dia de Nossa Senhora dos Fujões.

O mais antigo relato das aparições da Virgem de Guadalupe nos fala de que após duas tentativas frustradas de falar com o Bispo a mando de Nosso Senhora, São Juan Diego solicitou que Ela escolhesse alguém mais importante. Pouco depois o tio de Juan Diego adoeceu e ele foi ao povoado para buscar um padre para dar a Extrema Unção ao tio. Como Nossa Senhora lhe aparecia sempre no mesmo lugar, Juan Diego foi por outro caminho, para "fugir" de Nossa Senhora e chegar logo ao povoado.

Mas a Virgem foi ao seu encontro também naquele caminho.

Ali, Nossa Senhora anunciou a cura do tio e o mandou buscar as rosas de castela que estavam no cume da montanha, que seriam parte do grande milagre, pois essas rosas floridas em pleno inverno ao caírem ao chão descobririam a imagem que se imprimiu no manto de Juan Diego. Mas foi nesse encontro em particular que Nossa Senhora fez com que São Juan Diego pudesse tomar consciência do seu amor maternal, da sua providência sobre nós. Disse-lhe Nossa Senhora: "Não estou aqui, eu, que sou a tua Mãe? Não estás sob meu amparo?" Que perguntas mais carinhosas cuja resposta é um clamoroso SIM!

Ela está conosco. Em todos os caminhos. Mesmo naqueles que buscamos para fugir dela. Ela maternalmente nos persegue. Amorosamente nos caça!

Não se pode pedir que Maria nos deixe. Esse pedido Ela não atende. Faça o que quiser. Ela sempre te dirá: "Eu estou aqui, eu sou a tua Mãe!" 

Que a Virgem de Guadalupe, Virgem dos Fujões... nos faça fugir menos e buscar mais seu colo materno.

Comentários