SIMPATIA

 


Sou padre, mas acho que não têm nada demais de vez em quando, fazer uma "simpatia". Existe uma que eu conheço e já repassei várias vezes. É uma simpatia para se ter mais tempo.

Assim é a simpatia: numa noite de lua minguante, você vai com a sua televisão até um lugar alto. Pulando com o pé direito três vezes, você olha para baixo gritando: "Sai de baixo!" E jogue a televisão.

Na mesma hora você verá como o seu tempo será multiplicado.

Essa simpatia era infalível até uns vinte anos atrás. Como a tecnologia avançou talvez seja necessário colocar mais coisas com a televisão (Celular, tablet, computador...).

Queridos amigos, a primeira frase é só para dar humor, ok? Fazer simpatia é pecado! 

Quando temos a sensação de que nos falta tempo para coisas importantes, precisamos nos perguntar se não estamos dando tempo demais para coisas sem importância. Precisamos usar dos bens desse mundo com temperança (porque ainda que possamos prescindir da TV; o celular, o computador etc, muitas vezes se tornaram objeto de trabalho...) e saber deixar de lado um pouco essas coisas é fundamental para nossa sobrevivência e das pessoas que amamos.

Diante disso, gostaria de fazer algumas perguntas.

a) Você joga pela internet com várias pessoas de vários lugares?

b) Já jogou damas com seu avô?

c) Você conversa com pessoas do mundo inteiro?

d) E com os que estão na sua casa?

E por aí poderíamos seguir um exame de consciência sobre a tecnologia e a nossa vida cristã, que não são em princípio opostas, depende de como usamos.

Comecei falando da TV porque ontem celebramos a memória de Santa Teresa de Calcutá. Certa vez um jornalista estranhou que ela dedicasse - não me lembro bem - duas ou três horas à adoração eucarística. E perguntando como ela tinha tempo para tanta oração, Madre Teresa respondeu com um sorriso naquele rosto sulcado pelo trabalho, pela idade e pelo sofrimento: "A minha televisão é o sacrário."

Se puséssemos "na ponta do lápis", meus amigos... quantos anos já passamos diante da TV... ou com o celular, ou no computador?

"A minha televisão é o sacrário"... que a antena do nosso coração possa nos ajudar a achar esse sinal que nunca falha, nunca se perde e é gratuito.

Comentários