NATAL

 


Queridos amigos, celebramos hoje o Natal da Virgem Maria.
Não se trata exatamente do seu "aniversário", mas do seu nascimento. Tal como no Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. As festas da Santa Igreja são festas litúrgicas, ou seja, não são a recordação de um dia passado, mas pelo poder do Divino Espírito Santo, são aquele fato tornado presente e atual entre nós.

Por exemplo, ontem celebramos o dia da Independência. Todos nos recordamos com emoção do grito que o nosso primeiro Imperador deu às margens do Rio Ipiranga, declarando a nossa independência.
Só isso.
Só pensamos em algo que ocorreu, o que para nós costuma ser sinônimo de lembrar.

Mas na mentalidade judaica lembrar é mais que isso.
Por exemplo, quando o Bom ladrão pede a Nosso Senhor que se "lembre" dele no Seu Reino, a resposta de Nosso Senhor é: "Ainda hoje, estarás comigo no Paraíso". O verbo lembrar em hebraico têm uma força muito maior do que para nós. É quase que um arrancar do passado e tornar presente o mesmo fato.

Assim, a Santa Missa é a lembrança do Sacrifício do Calvário, não no sentido de que, mui piedosamente pensamos em Jesus Crucificado, mas ao dizer que é a lembrança, estamos afirmando que é o mesmo sacrifício, ali, vivo e real. Acontece ali.

É como diz a música: "Que Jesus morre misticamente na Missa Sagrada é dogma de fé!", ou seja em cada Santa Missa o Sacrifício do Calvário acontece de uma forma mística, ou seja, real, mas de forma incruenta.

Então hoje, não é exatamente o aniversário de Nossa Senhora, mas o seu nascimento.

E isso nos leva a amar mais. A correr misticamente até a humilde casa daquele idoso casal Joaquim e Ana, em quase nos esquecermos de dar-lhes os parabéns, para contemplar aquela menina. E ver a primeira e única criatura concebida sem pecado original. Em olhar para Ela e ouvir em nossas almas as Palavras da Escritura Santa: "Eis que a Virgem conceberá". Em percebemos que em nossa volta ainda não é dia, mas já começou a raiar a aurora.

E de repente, vemos nossas mãos vazias, e as quereremos encher de presentes.

Geralmente quando visitamos crianças recém-nascidas buscamos levar presentes "úteis": pratinho, colherinha, mamadeira, cadeirinha, fralda... E o que é útil para essa Menina recém-nascida?
Nossa vida entregue ao Senhor através d'Ela, a busca pela santidade a cada dia, o perdão aos que nos ofenderam, a nossa pureza de corpo e de alma, as nossas orações e penitências.

Queridos amigos, a alegria de um aniversário é grande. 
Mas a de um nascimento é maior.
Que o diga um casal querido que hoje teve o filho com o nome mais bonito que podiam ter.
Hoje é o nascimento de Maria! Que no dizer de S. André de Creta, toda a criação renda a sua beleza, tudo no céu e na terra homenageie aquela que nasceu hoje e que nos trará o Salvador.

Comentários

  1. Com certeza, a nossa alegria é imensa!
    Demos graças a Deus pelo Nascimento do Antônio, novo membro da Família Lopes.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário