INVISÍVEIS

 

Celebramos hoje a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Celebramos nessa festa o que professamos no Credo que, quando cantado em latim traz com notas mais graves e suaves a palavra: invisibilium - Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis.

A devoção aos Santos Arcanjos cujos nomes a Sagrada Escritura nos apresenta é para nós de grande proveito espiritual. Primeiro, nos faz aumentar a nossa fé num mundo invisível, criado por Deus. De um mundo que transcende essas realidades mais imediatas e materiais com as quais temos que lidar diariamente. Um mundo para o qual nossa alma imortal - também ela invisível -  está destinada. Segundo, nos torna humildes ao sabermos que existem criaturas mais perfeitas do que nós; puros espíritos, confirmados em graça que estão constantemente na presença de Deus para o Seu louvor e nosso favor. Terceiro, nos leva a recorrer a estes Santos Arcanjos particularmente naquilo que lhes é mais próprio: a saúde do corpo e da alma à S. Rafael; a disponibilidade a fazer a vontade de Deus à S. Gabriel; e a vitória nas lutas contra as insídias do demônio à S. Miguel.

Sabemos porém que os Arcanjos são sete, conforme diz o próprio S. Rafael a Tobias. Um apócrifo do Antigo Testamento traz o nome dos outros quatro. Em todo caso, recorramos à proteção dos S. Arcanjos para que sejamos assistidos na terra por aqueles que servem a Deus no céu.

Comentários