SEMENTE

Queridos amigos, neste domingo ouvimos inteira ou em parte a parábola do semeador. No texto mais longo, Nosso Senhor ainda explicará aos Apóstolos o sentido de cada elemento de parábola, e a nossa atenção se fixa bastante nos tipos de terrenos em que cai a semente: a beira do caminho, entre as pedras ou espinhos e, finalmente a terra boa.
Geralmente tentamos descobrir que tipo de terrenos somos, geralmente não tendo a pretensão de nos apresentarmos logo como terra boa, mas quase.
Porém, gostaria de tirar a nossa natural atenção aos terrenos que, essencialmente são os mesmos, as suas diferenças são onde estão ou o que têm em si, e pensar nesse ato de semear do semeador. Os terrenos na parábola assumem um papel totalmente passivo, recebendo bem ou não a semente lançada ativamente pelo semeador.
Na nossa vida, todavia, é necessário que busquemos a semente, ou seja, a Palavra.
Muitos dos que pensamos que tipo de terreno poderíamos ser, no fundo sequer terreno somos, pois nenhuma semente entra em nós, porque não buscamos a Palavra de Deus diariamente.
Sim. Diariamente.
Não importa tanto o método da leitura (desde que tenhamos um), mas a freqüência diária dessa leitura, ou simplesmente a repetição constante de certos versículos que conduzam a nossa vida.
Pode nos parecer estranho hoje, mas muitos santos nunca leram a Bíblia.
Conservavam porém, seguindo o exemplo da Santíssima Virgem, a Palavra em seus corações. Memorizando a vida de Jesus, suas palavras, a história da Salvação, as cartas dos Santos Apóstolos...
Dois ou três versículos da Bíblia são capazes de mudar a nossa vida e salvar nossas almas.
Desde que os vivamos.
Não é a toa que a vida de muitos santos poderiam se resumir a um versículo da Bíblia.
Quando vemos S. Francisco, não vemos personificada a bem-aventurança dos pobres?
Quando vemos um S. Pio da Pietrelcina não vemos escrito na sua vida o texto de S. Paulo: "Ninguém mais me moleste, trago em meu corpo as marcas de Jesus!"
E tantos outros...
Queridos amigos, que a Palavra lida a cada dia, ou repetida frequentemente em nosso coração seja semente que cresça e dê frutos em nós e através de nós.

Comentários