AFONSO

Celebramos a memória de S. Afonso Maria de Ligório. 
Esse Santo admirável, Doutor da Igreja, grande mestre das almas teve uma longa vida e trouxe para os cristãos grandes ensinamentos. Não sendo possível compendiá-los todos, gostaria de meditar alguns.
1. Necessidade de sair do mundo.
Para S. Afonso uma alma não pode progredir se ainda está ligada aos divertimentos e espetáculos mundanos. Quando na juventude ia por obrigação social ao teatro, ao começarem os espetáculos, Afonso tirava os óculos de modo que nada conseguia ver, para que não acontecesse de que algo pudesse despertar em sua cândida alma qualquer sentimento indevido.
2. Necessidade de conhecer a doutrina.
S. Afonso sempre teve uma alma missionária e causava-lhe grande penar que muita gente desconhecesse os mais rudimentares fundamentos da fé. Santo Afonso compreendia a necessidade de ensinar ao povo - ricos e pobres - as verdades de nossa santa doutrina, para que conhecendo-as possam amar verdadeiramente. Especialmente os camponeses eram objeto da ação catequética de S. Afonso, estes que ficavam longe dos centros paroquiais tantas vezes se viam abandonados à própria indigência, por isso amava ir às missões para abrasar no amor de Deus esses humildes corações.
3. Intimidade com Jesus
Para S. Afonso a oração é a grande e maior obra que podemos fazer. É a oração tão importante que, no dizer do Santo, "quem reza se salva; quem não reza se condena". E se a oração por si mesma é tão importante, tanto mais quando unida à adoração à Jesus Sacramentado. A primeira pregação do jovem diácono Afonso foi justamente numa devoção muito querida de sua alma: "As Quarenta Horas", quando Nosso Senhor fica exposto ininterruptamente por quarenta horas, recordando o tempo em que permaneceu no Santo Sepulcro. E Santo Afonso pregou justamente sobre o texto bíblico: "Quem dera que rompesses os céus e descêsseis!" e mostrava ao povo como os anelos do profeta estavam saciados na Presença de Jesus Sacramentado.
4. Devoção à Santíssima Virgem
Santo Afonso tinha um terníssimo amor para com Nossa Senhora. É diante de uma Imagem Sua que Afonso decide abandonar o mundo e entregar-se para sempre a Deus e como sinal externo de sua entrega, colocou a seus pés a espada que, por costume, os homens da sociedade usavam. Em uma grave enfermidade, apenas ver a Imagem da Virgem das Mercês o tornará são. Será Ela o seu apoio e o seu grande amor.
E tantas outras coisas poderíamos acrescentar sobre esse Grande Luzeiro da Santa Igreja. 
Que ele interceda por nós junto do Santíssimo Redentor e de Sua Beatíssima Mãe, Socorro do povo cristão.

Comentários