RECOMPENSA

S. Teresa de Ávila
Queremos ser santos ou ser adestrados?
A santidade baseia-se no amor a Deus.
O adestramento, tal como com animais, se baseia na recompensa/castigo.
Coisas boas: recompensa.
Coisas ruins: castigo.
A santidade vai além da recompensa, ela se firma no amor ao Amado.
Quantas vezes, queridos amigos, estamos mais preocupados com o fogo do inferno do que com a fornalha ardente de caridade que é o Coração de Jesus.
Eles já receberam a sua recompensa...
Assim fala Nosso Senhor sobre aqueles que fazem o bem com a intenção de serem vistos. Essa é a recompensa: são vistos, elogiados...
Mas aquele que faz o bem sem ser visto, recebe uma recompensa de Deus, mas Nosso Senhor não diz qual é.
Porque é Ele mesmo.
Queridos amigos, queria terminar com um poema de S. Teresa. Já a transcrevi outras vezes.
Se você já a conhece, tem a oportunidade de compreendê-la melhor. Caso não conheça, veja ali a essência da santidade:

Não me move, meu Deus, para querer-te
O céu que me hás um dia prometido:
E nem me move o inferno tão temido
Para deixar por isso de ofender-te.

Tu me moves, Senhor, move-me o ver-te
Cravado nessa cruz e escarnecido.
Move-me no teu corpo tão ferido
Ver o suor de agonia que ele verte.

Moves-me ao teu amor de tal maneira,
Que a não haver o céu, ainda te amara
E a não haver o inferno te temera.

Nada me tens que dar porque te queira;
Que se o que ouso esperar não esperara,
O mesmo que te quero te quisera.


Comentários