PORTA

Tudo o que disse Nosso Senhor é importantíssimo para a nossa salvação. Cristo é misericordioso e deseja a nossa salvação geralmente mais do que nós mesmos a desejamos... Mas há um contexto geral das palavras de Nosso Senhor e este aparece no Santo Evangelho de hoje: uma porta estreita para a salvação versus uma porta larga para a perdição.
Já o primeiro Salmo nos recorda os dois caminhos que se abrem diante de cada homem, e Nosso Senhor hoje nos ensina que não são apenas dois caminhos, mas dois destinos. Aqueles que escolherem o caminho de Nosso Senhor, por causa d'Ele, passarão por grandes dificuldades. Mas encontrarão já aqui a alegria que só Cristo nos dá e que não é incompatível com a cruz, ao contrário, tem nela as suas raízes.
Mas há um outro caminho, uma outra porta. Este convidativo, largo, aparentemente cheio de alegria, prosperidade e contentamento, mas que consiste em fugir de Deus durante a nossa vida. E a preencher o espaço infinito de Deus que temos em nossa alma com as coisas finitas dessa vida. A uns será o dinheiro, outro o prazer, a outros o poder. Caminho largo, poderíamos dizer até com sinceridade, invejável.
Mas para onde leva?
Nós, especialmente nesses últimos tempos, criamos uma espécie de "Paraíso do Algodão Doce", onde Deus é tão "bom", que de algum modo conciliará a nossa obstinação no pecado com a vida no Paraíso celestial. Não importa mais o pecado, o esforço pela santidade, a penitência corporal... nada mais é importante, já temos nossa salvação garantida...
Mentira!
Não nos ensinou isso Nosso Senhor!
Tão forte e verdadeira é a imagem acima. Olhe um pouco, medite.
De que lado estamos?

Comentários

Postar um comentário