JULGAR

No Santo Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos alerta sobre o vício de julgar os outros. O Apóstolo Santiago nos exorta de forma dura: "Há um só Legislador e um só Juiz. Quem és tu para julgar o teu irmão?"
O costume de julgar os irmãos, que afeta a grande maioria de nós, traz muitos males para nossa alma. Diminui ou mata em nós a caridade para com a pessoa, uma vez que a consideramos culpadas de muitas faltas, e muitas delas em relação a nós mesmos.
Aumenta a soberba, porque nos faz considerar que uma ofensa feita contra nós, tem, praticamente, o mesmo peso de um pecado mortal.
Nos torna incapazes de desculpar e perdoar.
A desculpa é quando, reconhecemos que houve uma falta, mas pensamos que quem a cometeu não teve culpa, por falta de intenção ou de conhecimento. O perdão é quando reconhecemos que houve uma falta, mas a anulamos dentro de nós, sem nos importarmos com o mal cometido e buscando tratar os ofensores como se nada houvesse.
Por fim, aumenta em nós a presunção, porque a nossa tendência será de pensar que as faltas alheias são mais graves do que as nossas, de modo que nos sentimos menos necessitados da misericórdia de Deus do que aqueles que julgamos.
O julgamento quando é compartilhado com outros, ou seja, fofoca, se torna como que um veneno que se espalha no corpo da sociedade, fazendo o mal a quem compartilha conosco e um mal ainda maior para com a pessoa em questão.
Não somos capazes e ninguém nos deu o direito de julgar.
A percepção inevitável dos defeitos alheios se resolve através da oração e da correção fraterna, essa sim, poderia ser mediada por um terceiro que se fizesse ouvir mais facilmente pelo interessado. Mas jamais julgar. É necessário, para isso, que sejamos objetivos, nos centremos nos fatos e não emitamos juízos morais sobre a pessoa.
Recentemente o Papa Francisco ordenou a inserção de novas invocações na Ladainha Lauretana, uma delas é Mãe de Misericórdia. Que Ela interceda por todos nós para que usemos com os outros a misericórdia que esperamos receber de Deus. Pois assim será.

Comentários

  1. É verdade, se Deus é Verdade e Vida, devemos viver na verdade de verdade, não podemos julgar, porque só Deus conhece o coração de cada um♥️♥️

    ResponderExcluir
  2. Sim : nao podemos julgar pois nao conhecemos o coração do outro .
    So podemos resar

    ResponderExcluir

Postar um comentário