HIC

Há dois lugares no mundo em que quando rezamos o Angelus acrescentamos a palavra "Hic", que quer dizer "aqui". Quando rezamos em Nazaré, na parte subterrânea da casa da Virgem Maria, dizemos: "Aqui o Verbo se fez carne..." Mas há a parte de cima da casa que foi transportada pelos Anjos de Nazaré para Loreto, ali também, no Altar está escrito e nós rezamos: "Aqui o Verbo se fez carne..."
Que expressão tão forte: o Verbo se fez carne! E demorou um tempo para os homens compreenderem que Deus rasgou os céus para ser gerado segundo a carne no ventre imaculado de Maria Santíssima.
Mas o Verbo também se faz carne sobre nossos altares. Na Eucaristia, o Verbo não se faz pão, uma vez que não existe mas a substância do pão que cedeu lugar à de Cristo mesmo.
Em cada altar, de certo modo, poderíamos dizer o Verbo se fez carne.
Mas o que é o Verbo?
É a Palavra, Jesus é a Palavra de Deus.
Quando acolhemos Jesus, a sua Palavra em nosso coração, ali também o Verbo se faz carne. Quando a nossa vida se conforma, se torna conforme, à vida de Jesus, o Verbo se faz carne.
Mas não somos apenas morada de Deus, Deus age através de nós.
Quando fazemos o bem, quando agimos como Jesus agiria, nesse momento e nesse lugar o Verbo continua se fazendo carne.
Acho que vou corrigir o que comecei escrevendo... em todo lugar, em cada pessoa - não exatamente do mesmo modo - mas o Verbo continua se fazendo carne e habitando entre nós.

Comentários