VALENTIM

Feliz dia de São Valentim!
Provavelmente isso não nos signifique muito.
Talvez nos lembremos daquele episódio do Chaves, onde fica a dúvida se Valentim se escreve com b de bola ou v de vaca (como em espanhol o b e o v se confundem)...
Mas em muitos lugares do mundo hoje é dia dos namorados.
No Brasil, esse dia é 12 de junho, e não é porque é véspera de S. Antônio, mas porque os comerciantes julgavam o mês de junho muito "parado".
Mas quem é São Valentim? Bem, ocorre com ele o mesmo que com S. Bárbara, S. Cristóvão... se sabe muito, mas por outro lado, não se encontra muita base no que se sabe, há a possibilidade até de que tenha dois santos com esse nome, um Bispo e outro Padre...
Na tradição da Igreja ele foi um padre que quando os casamentos foram proibidos pelo Imperador Romano, continuou casando os cristãos.
E porque o Imperador proibiu os casamentos?
Porque os recém casados não iam para o serviço militar, e os soldados casados, enquanto combatiam tinham a preocupação com a sua família, de modo a não serem tão jogados na guerra como os solteiros.
E porque Valentim fazia os casamentos?
Porque o amor é a única batalha que vale a pena lutar. O amor é uma luta, especialmente o amor conjugal. Mas calma. Não é uma luta João x Maria, mas João x João e Maria x Maria.
Quem busca tranquilidade, ausência de preocupações e uma vida mansa não precisa se casar, precisa ganhar na loteria.
O amor sempre é acompanhado pela luta: luta para se respeitar durante o namoro, luta para ser fiel no casamento, luta para ser aberto aos filhos, luta para manter a paciência com o passar dos anos e... bem não sei, não sou casado. Mas sei que têm luta! E como têm!
Como João têm que lutar para ser o mesmo João que um dia encantou Maria.
E como Maria se esforça para ser a mesma Maria que despertou o melhor do João.
Na vida de casal o problema não é buscar se amar mais, mas se amar sempre e daquele jeito criativo, dos primeiros dias de namoro.
Que São Valentim, recorde a todos que o amor é a grande batalha que Jesus nos chama a combater.

Comentários

Postar um comentário