MILAGRE

Segundo os grandes Doutores da Igreja, como, por exemplo Santo Tomás, todos os milagres do Senhor convergem para um único ponto: a Eucaristia.
Assim ao multiplicar os pães, ao acalmar a tempestade, ao curar os doentes e expulsar os demônios, o Senhor está mostrando o poder que têm sobre todas as coisas, para que os discípulos acreditem em Sua Palavra quando fizer um milagre que não se percebe: ao tomar um pão e falar de Seu Corpo e ao apresentar um cálice de vinho, e disser que é Seu Sangue.
Assim os "milagres visíveis", preparam o coração e o intelecto dos discípulos - também você e eu - para o "milagre invisível da Eucaristia".
Mas o que está no coração da Eucaristia, senão a mudança, e a mudança interior.
O que muda na Eucaristia é a substância, permanecendo as aparências.
Assim o Senhor também nos ensina que (embora nossa substância não mude nunca!) as principais mudanças que Ele espera de nós são aquelas interiores.
De nós, cada um, pessoalmente, mas também daquele "Nós" maior que é a Igreja. A Igreja que vive da Eucaristia, vive também da mudança, da conversão dos seus filhos e também das suas estruturas.
A Santidade da Igreja não está nas suas formas, que mudam com o tempo, mas na sua essência. A Igreja é essencialmente Santa! Mas como custa ver essa santidade às vezes!
Tal como o Pão da Eucaristia é essencialmente Cristo, a Igreja é essencialmente Santa.
Tal como só a fé nos faz crer na Presença de Cristo no Pão da Eucaristia, é ela, a fé, que nos fará crer na santidade da Igreja.
Queridos amigos, a santidade da Igreja, é também nossa. Somos povo santo, templo do Espírito Santo, que sejamos capazes de manifestar essa santidade em nossa vida.

Comentários