ESVAZIAIS

No Evangelho de hoje, Nosso Senhor chama a atenção dos fariseus que esvaziam a Palavra de Deus com as suas tradições, algumas delas opondo-se claramente aos próprios mandamentos de Deus.
A Igreja sempre distinguiu Tradição de tradições.
Tradição é o que conjuntamente com a Palavra de Deus escrita nos revela a Palavra de Deus. Tradições (com t minúsculo) são costumes, por vezes muito arraigados na Igreja, mas que são mutáveis, e mesmo revogáveis com o tempo.
Há sempre o risco de queremos domesticar a Palavra de Deus, tirar aquilo que ela têm de novo, desafiador e esvaziar a Palavra. Às vezes precisamos esquecer os dois mil anos que nos separam daqueles primeiros ouvintes de Cristo, e deixar que palavras como perdão, entregar a vida, misericórdia, "eu porém vos digo"... caiam em nossos ouvidos com o mesmo frescor que caíram no ouvido daquela geração.
Essas palavras para nós, muitas vezes, já chegam domesticadas, adestradas... e sem frescor, sem novidade, sem força.
Já nos chegam acompanhadas de explicações como: "na verdade o que Jesus queria dizer era..."; "isso significa que", "aqui é um símbolo de..." e se tornam palavras sem vida, para pessoas sem vida.
Queridos amigos, quantas vezes esvaziamos o Evangelho!
Mas, Deus, em sua bondade, nos envia Alguém que sempre nos diz a mesma coisa de maneira diferente: Maria.
As mensagens de Maria em Lourdes, Fátima e outras aparições reconhecidas pela Igreja não sou outras que a Revelação de um Deus que ama a humanidade e quer tocá-la, curá-la, libertá-la de todas as formas de escravidão. Maria reafirma a novidade do Evangelho para Bernadete Soubirous, Francisco e Jacinta e tantos outros que tiveram a ventura de vê-l'A.
Mas Ela não vem em nome próprio nem para lembrar-nos das suas palavras. Vêm em nome de Deus, e para deixarmos presentes em nossa mente a Palavra de Deus,
Que hoje, ouçamos a Virgem da Gruta, a Virgem da Menina que morava numa casa de carvão, a Virgem da Menina que por ser pobre vivia doente, a Virgem que fez jorrar água de uma fonte como instrumento de cura do corpo e do espírito. Essa Virgem que se chama Maria.

Comentários