SUCESSO

O Evangelho de S. Marcos nos mostra um sucesso inicial na missão de Jesus. São curas, exorcismos, libertações, multiplicações, e, por mais que o Senhor ordene segredo, as notícias correm. E as pessoas também.
Correm para junto de Jesus pois quem de nós não precisa de libertação?
Jesus tenta manter a sua rotina. Como o povo lhe consome o tempo do dia, Jesus consagra ao Pai o tempo da noite, e passa a noite em oração. Certamente naquela noite de oração Jesus percebe uma necessidade urgente para sua missão: sair.
Aquele que saiu do Pai, não pode fixar-se num único lugar só porque tudo está dando certo.
"Todos te procuram!", dizem os Apóstolos.
"Vamos a outros povoados. " Diz Jesus.
Jesus vence a pior coisa que pode acontecer a um cristão: o sucesso.
O sucesso é um grande perigo para o cristão, porque o sucesso acomoda. Faz com que tenhamos "nosso"público, e a missão que deveria ser para todos e sempre nova se torna como que a propriedade de um grupo, pequeno ou grande, de aplausos mútuos...
Ir embora.
É um dos maiores desafios do cristão.
Confiar que Deus pode sem ele...
Saber que quando saímos de cena, damos a Deus a oportunidade de entrar.
Jesus não quer abandonar aquele povoado de primeiro sucesso. Ele sabe que, se realmente houve um sucesso, Ele vai, mas a mensagem fica, a Palavra fica, e se a Palavra fica, Ele fica.
Queridos amigos, tomem muito cuidado com o sucesso. Quando fracassamos, tentamos mudar, repensamos, tentamos outra vez, com mais amor, com mais fé... Quando temos sucesso, corremos o risco de sermos como o grupo jovem que tinha 39 jovens, um verdadeiro sucesso (!) só que todos eles  e só eles estavam no grupo há 25 anos (...).

Comentários