SAUL

Alguns profissionais de psicologia e psiquiatria quando olham para esta figura bíblica tentam explicar suas atitudes sempre destemperadas como algum transtorno de bipolaridade ou algo do tipo, eu não sou perito...
Mas realmente chama atenção os seus rompantes, especialmente com Davi. Ora quer matá-lo, ora jura que não vai matá-lo, ora, chama-o de cão, ora de filho...
Quer ser fiel a Deus mas, às custas de jeitinhos. Por que sacrificar seus próprios animais se havia tanta coisa que poderia servir para sacrifício nos rebanhos dos inimigos vencidos?
Sejamos fiéis, mas não tanto...
Na verdade, Saul é o retrato de cada um de nós.
Quem de nós não sente em si duas forças? Uma para cima e outra para baixo?
Quem não sabe que deve amar, quando só sente ódio?
Dois princípios, duas forças, ou como dizia Santo Inácio de Loyola, duas bandeiras...
Duas bandeiras que se opõem uma à outra, mas nós acabamos servindo uma e outra...
Certa vez vi na internet uma frase que brincava assim:
"Odeio ser bipolar.
É bom demais"
Mas não somos todos um pouco assim?
"Detesto odiar.
Nem chegue perto de mim."
"Deus é tudo na minha vida.
Detesto rezar."
"Os pobres são o próprio Jesus.
Desculpe, não tenho dinheiro."
Saul sou eu e você quando vivemos um certo transtorno espiritual que também foi vivido por São Paulo: "Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero"...
É um transtorno, em todos os sentidos dessa palavra, mas fique calmo, é passageiro.
Um pouquinho de paciência com os outros e um montão de paciência com você (é nessa proporção mesmo!) poderão nos ajudar a dar o passo seguinte, que Paulo deu:
"Já não sou eu que vivo, mas o Cristo é que vive em mim".
Somos mais nós mesmos, quando somos mais Jesus!

Comentários