MEDIDA

Quando se fala em religião, vêm logo à nossa mente a expressão latina "Re-ligare", religar, religar os homens a Deus. Todavia, o Deus Trinitário, faz uma "ligação trifásica", uma religião onde na religação entre os homens e Deus, perpassa também a religação das pessoas entre si.
Não só numa ligação "paz e amor", mas uma ligação muitas vezes dura, como Nosso Senhor disse no Evangelho de hoje: com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos.
A misericórdia de Deus sobre nós, passa pela nossa misericórdia entre nós.
Se somos exatos na medida, assim será o Senhor; se somos generosos na medida, assim será o Senhor.
Na religião cristã há uma predominância do outro, como instrumento e sacramento de Deus.
A caridade, e somente ela,  é capaz de aumentar e fazer transbordar o rio de graças que Deus deseja nos conceder diariamente. Por isso a caridade não pode nos ser um feito, mas um estado de vida. Não podemos nos limitar a fazer caridades, mas a sermos caridosos.
Muitas vezes a nossa dificuldade é fazer a identificação da caridade com o amor. Geralmente, para nós, fazer caridade é muito diferente de amar. Mas não foi isso que Jesus ensinou.
Certa vez uma freira que adoecera no convento, ao receber a visita de um padre, começou a chorar. O padre preocupou-se e perguntou: "Mas, irmã, a senhora aqui não é tratada com caridade?"
E a freira respondeu: "Sim, tratam-me com muita caridade, mas em casa eu era tratada com amor!"
A Virgem, Mãe do Belo Amor, nos ajude a sermos verdadeiramente amorosos com nossos irmãos.

Comentários