CONFUSOS

Uma das opções das leituras da Missa de hoje, Festa da Conversão S. Paulo, diz que ele deixava confusos os judeus quando, após sua conversão, começou a afirmar que Jesus é o Messias.
Confusão.
A grande companheira da vida de S. Paulo foi a confusão.
Confusão com os judeus, por causa de Jesus.
Confusão com os cristãos vindos do judaísmo, por causa dos vindos do paganismo.
Confusão com os cristãos vindos do paganismo, por não abandonarem completamente a idolatria.
Confusão com os que o rejeitavam, porque isso levava à rejeição do próprio Evangelho.
Confusão com os que "gostavam demais" dele, a ponto de quererem oferecer sacrifício à sua pessoa, considerando-o um deus.
Confusão com os gregos, porque proclamava a ressurreição.
Confusão com os romanos, porque proclamava que só Jesus é o Senhor.
Confusão com os apóstolos, por causa da compreensão limitada de alguns acerca da salvação.
Confusão com os super-apóstolos que gostavam de ir nas comunidades que Paulo já tinha evangelizado para desdizer o que ele tinha ensinado.
Confusão com Pedro, por num momento comportar-se de forma dissimulada.
Confusão consigo mesmo por não conseguir fazer o bem que queria fazer, mas o mal que não queria.
E, por fim, confusão com Jesus, até compreender que bastava-lhe somente a graça do Senhor.
Confusão.
De certo modo, caros amigos, a vida de Paulo é movida por essas confusões, elas dão sentido à sua vida. Paulo não era um barraqueiro, ele só compreendeu que evangelho e comodismo são palavras diametralmente opostas. As confusões de Paulo eram simplesmente o Senhor movendo-o, removendo-o para que a água da vida de Paulo, sempre em movimento, fosse sempre uma fonte e nunca um lodaçal.
Queridos amigos, a vida cristã é como a água.
A água mais pura, se ficar parada, apodrece.
O cristão que pára de "criar confusão" que se acomoda, que prefere o caminho "do não esquentar a cabeça", "não complicar a vida", "um dia alguém poderá cuidar disso"... apodrece. A água pura de seu batismo, se torna um lodo onde a única movimentação é a das bolhas de lodo que lhe sobem...
S. Paulo, interceda por nós, para que saiamos do nosso "dolce far niente" para sermos realmente trabalhadores da vinda do Senhor.

Comentários