TEÓLOGO

Na Antiguidade Cristã a palavra teólogo tinha um significado bem diferente da que consideramos hoje. Para nós hoje, o teólogo é o estudante ou a pessoa formada em teologia. Porém na Antiguidade Cristã teologia era como se considerava a vida íntima de Deus, a Trindade em Si mesma. Não sendo possível aos homens compreender tão inefável mistério.
Considerava-se então a compreensão de Deus a partir de sua ação no mundo e a isso chamava-se oikonomia. O que hoje chamamos de teologia é o que na antiguidade chamava-se de oikonomia. O título de Teólogo não era algo comum...
Porém há um santo que a tradição da Igreja sempre se referiu como "O Teólogo" e este é São João Evangelista. O celebramos hoje, na oitava do Natal porque Ele é, em certo sentido, o poeta do Verbo Encarnado.
S. João é chamado de "O Teólogo" porque é capaz de compreender o Mistério de Cristo pela perspectiva de Deus. Assim o Cristo compreendido como Palavra feita carne; Maria Santíssima compreendida como a Mulher; a Cruz entendida como a hora e a glória de Cristo... não é apenas uma visão humana de um estudioso, mas de alguém que teve uma revelação privilegiada do mistério de Cristo.
O reclinar a cabeça sobre o Coração de Cristo é o símbolo mais solene daquele que compreende a Pessoa de Cristo a partir de Seu Divino Coração.
Todos somos chamados a compartilhar dessa visão, desse conhecimento.
Não é um segredo: é um amor. Não é um laboratório, é um Coração aberto e ansioso por nós.
Conta-se de Santo Tomás que colocava a cabeça no Sacrário para compreender mais o mistério de Deus... Queridos amigos, criemos o costume de pelo menos algum tempo diante do Santíssimo! Como se compreende melhor todas as coisas à luz da Lamparina do Sacrário!

Comentários