BLASFÊMIA

Por alguma razão colocaram aquela Imagem do Cristo "muito chagado" ali.
E ela, Teresa de Ahumada, agora Teresa de Jesus, ao ver aquela imagem do Cristo muito chagado, descobre quão tíbia era sua vida e deixa de ser uma freira a mais, com uma vida morna, contentando-se com um purgatório após a morte..., Ali ela se tornou a Madre Teresa, reformadora do Carmelo.
É assim, ao ver o sofrimento do Senhor, a alma generosa sente um puxão para cima, uma força elevadora que lhe faz perceber o quão pouco ou nada retribuiu ao Senhor.
Quid retribuam Domino? Que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que me fez?
Como O retribuirei pelas suas humilhações, prisão, agonia, crudelíssima flagelação, coroação de espinhos... Quid? O que farei para retribuir?
A morte do Senhor na Sexta-feira Santa pôs, clemente, um fim ao sofrimento físico do Senhor. A lança que recebe do soldado, lhe fere, mas não lhe dói. Dói, sim, n'Aquela que com Ele oferecia-se ao Pai em sacrifício de suave odor. A lança penetra no corpo do Filho, mas divide em mil pedaços o Coração já tão amargurado de Maria Santíssima.
O Corpo do Cristo morto já não sofria, e mais ainda agora, ressuscitado, é imortal e impassível.
Mas Cristo ainda é vulnerável. E vulnerável naquilo que qualquer homem de bons valores aprecia tanto ou mais do que a vida: a honra.
A honra de Cristo é ofendida por nossos pecados, todos os pecados: honradamente Ele nos comprou com seu Sangue, libertou-nos do jugo do demônio, mas nós quais macaquinhos adestrados, deixamo-nos constantemente nos recapturar por tão crudelíssimo amo.
E Satanás vê a honra de Cristo pisoteada por nós:
"Vede: fizestes-te homem, suportastes a dor enquanto eu te oferecia os prazeres, e fazias isso por esse punhado de lodo que comprado ao preço do teu Sangue, prefere continuar a ser meu escravo do que teu amigo! Viu como ele me obedece? Capturo-o o pelo estômago, pela curiosidade, pelos prazeres sensuais... Tudo é razão para que te dê as costas e volte correndo a mim..."
Sim, ele já está vencido, mas até a consumação dessa vitória ele saberá muito bem regozijar-se com os seus vassalos...
Cristo e sua honra são particularmente ofendidos pelo pecado de blasfêmia, que consiste em maldizer ou desrespeitar a Deus, a Virgem Maria, os Anjos e Santos, consciente da gravidade dessa ação. A blasfêmia é um pecado direto, mortal, contra o segundo mandamento, e está na própria lei natural escrita no coração humano que tende a respeitar o que considera maior do que si mesmo.
Nada justifica a blasfêmia.
Nem mesmo a "reflexão auto-crítica positiva que dela pode advir para os cristãos". Toda auto-crítica cristã já está descrita nas Palavras de Nosso Senhor e na Bíblia e Tradição da Igreja como um todo.
Numa sociedade dita plural, onde o Reinado Social de Cristo ainda não se concretizou plenamente, a blasfêmia é minimamente uma falta de educação, por agredir o que para razoável parcela da população é sagrado e digno de respeito. E, ainda que não creiamos na existência de outros deuses que não o Senhor, revelado por Jesus Cristo e pela Igreja, não se resolveria o problema da blasfêmia atacando os "deuses" das outras religiões, num sentido de que "fizemos o mal a todos"...
Curioso é recordar que os primeiros cristãos em relação aos deuses pagãos não eram tanto acusados de blasfêmia, mas de ateísmo. Não lhes importava Júpiter ou Vênus ou quem quer que fosse. Comentavam que os deuses pagãos possuíam os mesmo defeitos dos seres humanos e negavam-se a prestar-lhes culto, desconheço qualquer piada que um cristão fizesse contra um deus pagão.
Mesmo a história de São Bonifácio em cortar o carvalho "sagrado" foi uma "silenciosa" manifestação de fé no único Deus e a prova da inexistência dos outros deuses.
Mas ainda hoje, a honra do Senhor é ultrajada e o que agrava ainda mais essa desgraça é que se espere o tempo do Natal, último dos últimos resquícios de uma cultura cristã que um dia floresceu em todo o ocidente...
Quid? E você? O que vai fazer?
Isso precisa nos puxar pra cima! Renovar nosso desejo de amar o Senhor e torná-lO ainda mais amado. De retribuir-lhe o tanto que fez por nós, dentro de nossas limitadíssimas possibilidades.
Soube que isso se deu pela internet, numa espécie de tv que você paga para assistir. Desculpem-me minha imperícia... geralmente meu uso da internet geralmente consiste em assistir Chaves e Chapolim, não sei ir muito além.
Como sacerdote do Senhor, e em nome d'Ele ordeno-lhe:
1. Desfaça-se dessa coisa. Retire seu dinheiro disso. Essas pessoas só entendem a linguagem do dinheiro, fale nesse idioma com eles.
2. Una-se a outros grupos católicos e processe quem fez e quem exibiu essa coisa.
3. Faça alguma penitência corporal mais exigente em reparação por essa blasfêmia.
4. Proíba e castigue (deixar sem ver tv, ficar sem celular...) quem lhe for confiado por Deus e que faça uso dessas coias.
5. Não busque ver. A mentira não conduz à verdade.
6. Não se deixe enganar se eles, sem retratação pública e ato público de desgravo e pagamentos de indenizações a quem foi ofendido, se mostrarem repentinamente piedosos mostrando coisas bonitinhas da Igreja.
7. Reflita bem sobre seu tempo. Me explicaram que essa coisa tem não sei quantos filmes, centenas de séries, etc etc. Ora, a maioria das pessoas diz não ter tempo nem pra rezar! Dizem ficar entre trabalhos e obrigações de casa ou estudo... Surpreende-me que essa coisa tenha tantos adeptos... Não será o fim de uma assinatura de tv, aquele passo decisivo para que sua casa se torne um lar de verdade?
Por fim, a cada um dou a minha bênção em Nome de Maria Santíssima.


Comentários