APRESSADAMENTE

Há uma espécie de senso comum da santidade: calma, ponderação, lentidão... lerdeza.
Isso é tão negativo que muitas vezes nós mesmos dizemos sobre alguém: "Seu fulano é um santo, coitadinho..."
A santidade parece mais defeito que virtude, mas algo a lamentar do que a desejar.
No Santo Evangelho de hoje, a Santíssima Virgem vai apressadamente visitar Izabel. Um Santo Padre comenta que amor e lentidão não combinam, como ama, corre. Porque ama, corre.
Um biógrafo de Dom Bosco disse certa vez que os santos não intepestivos ou irresponsáveis são prudentes, mas que é uma prudência que só se reconhece anos depois de suas mortes. Se a paz de Jesus não é conhecida pelo mundo, também não o é a prudente pressa dos Santos.
Queridos amigos a pressa dos Santos consiste no fato de que eles não desejam um mundo melhor, mas um fulano melhor. Eles não querem salvar o planeta. Querem salvar o José, o Joaquim, a Adelaide... que Deus pôs nos caminhos deles.
Para salvar o mundo é necessário pensar muito, reunir muita gente, chegar a conclusões de concordâncias internacionais. Para matar a fome do Zé da Lata, é só dar um prato de comida. Para evangelizar o Joãozinho Capetinha é só sentar com ele e dizer o quanto Deus o ama.
E para isso, pressa.
Pressa porque talvez não tenha mais lata para o Zé recolher, e o Joãozinho, se continuar assim, vai "subir de patente"...
Ao saber da gravidez de Isabel, Nossa Senhora não se preocupou em organizar uma rede de cooperação de grávidas idosas que pudessem dar assistência uma a outra através de pequenos trabalhos artesanais manufaturados... Foi - com presssa - servir. Não podia servir todas as grávidas do mundo, mas podia trazer alegria (e quanta alegria: exultação no Espírito Santo!) para a prima grávida. E assim foi. Com pressa.
Enfim, sendo a função da Igreja salvar almas (que estão unidas a corpos que podem estar sujos, famintos, doentes, viciados...) qual será a sua pressa de hoje.
Porque Deus tem pressa, e muita.
E o relógio d'Ee tem uma foto sua, para saber quando você (e eu, é claro) teremos o primeiro sentimento que invadiu Maria Santíssima após conceber a Nosso Senhor: pressa.


ATENÇÃO: VOCÊ PODE ENTRAR EM CONTACTO COM O AUTOR DESSE BLOG PELO E-MAIL: nihilamorichristipraeponere@gmail.com.
ALI VOCÊ PODE PEDIR INTENÇÕES PARA A SANTA MISSA - SEM NECESSIDADE DE FAZER QUALQUER OFERTA - OU TRAZER QUESTÕES DE SUA VIDA ESPIRITUAL. DESDE JÁ ESTOU EM ORAÇÃO POR VOCÊ.


Comentários

  1. Realmente o Senhor tem pressa em salvar seu povo.E precisa que respondemos o seu chamado imediatamente com o nosso sim. Sair de nós mesmo pr o encontro dos irmãos!🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário