VOLTASSE

No Santo Evangelho, quando São Lucas narra a cura dos dez leprosos, vemos que Nosso Senhor dá uma ordem para os leprosos: "Ide mostrar-vos aos sacerdotes!". Essa ordem, na verdade, já indicava a cura, porque Moisés havia prescrito que seriam os sacerdotes que deveriam atestar que um homem se tinha purificado da lepra.
No caminho, os leprosos são curados; e nove continuam seguindo a ordem do Senhor. Todavia, um volta para agradecer a Nosso Senhor pela cura. Isso não constava na ordem que foi seguida à risca pelos demais, mas o Senhor não deixa de notar o transbordar da gratidão daquele, que além de ser leproso ainda era samaritano, como que impuro duas vezes...
Os nove leprosos nos recordam aqueles que cumprem estritamente os mandamentos, aquele que volta, nos recorda quem vai ainda mais do que os mandamentos, sendo generoso e agradecido para com Deus.
Caros amigos, pela graça de Deus, muitas vezes nós não deixamos de cumprir os mandamentos. Mas não podemos nos contentar em ficar caminhando como que na beira do vulcão... Não podemos ficar brincando na fronteira entre o pecado e a graça. Isso, além de ser uma falta de amor a Deus, começa a nos dispor ao próprio pecado, não à graça.
O Senhor espera de nós a perfeição. Os mandamentos são o primeiro passo. Um longo primeiro passo, mas que precisa ser seguido por outros que nos façam ter aversão pelo mundo e conversão para Deus.

Comentários