JERUSALÉM

Queridos amigos, no Santo Evangelho o Senhor lamenta sobre a Cidade Santa de Jerusalém. Ele não lamenta tanto o fato de ser morto lá, aliás o Senhor chega a ressaltar que sequer seria conveniente que Ele morresse fora, mas lamenta a recusa daquela cidade em se deixar ser acolhida por Ele.
"Eu quis... tu não quisestes..."
Quantas vezes nós pessoalmente e até mesmo como Igreja não teremos sido causa também de lamentos do Senhor.
"Eu quis... tu não quisestes..."
Na nossa vida íntima, na vida de nossas paróquias, dioceses, nem sempre o nosso querer e o de Deus não são os mesmos. E nesse caso, é a vontade do mais fraco que vence, é a nossa.
O Senhor impera sobre o mar, sobre os ventos, mas, quando chega a nossa vez, aquele que é capaz de criar o céu e a terra apenas com um ato de sua vontade, não quis ser capaz de mudar a vontade de uma criança de 7 anos. E nem a nossa.
"Eu quis... tu não quisestes..."
"Eu quis que fosses fiel, que fosses santo, que renunciasses aos ídolos, que fostes ardoroso no teu amor... tu não quisestes...
Quisestes afagar tua carne, quisestes agradar o mundo, sozinho te pusestes sob o jugo do demônio...
Eu quis... tu não quisestes..."
A liturgia da Igreja nos Improperia da Sexta-feira Santa coloca na boca do Senhor alguns lamentos:
"O que te fiz? Porque fizestes isso comigo?"
Aprendamos a ouvir esses lamentos. E com eles aquela lapidar frase que Nossa Senhora disse em Fátima:
"Não ofendam mais a Nosso Senhor que já foi tanto ofendido!".

Comentários