FÉ?

"O Filho do Homem encontrará fé sobre a terra quando voltar?"
Essa dramática e provocadora pergunta de Jesus veio logo após Ele falar sobre a oração. A oração que nos parece algo tão simples provocou essa pergunta forte de Jesus.
Todos sabemos que a oração necessita de fé.
Mas a fé não serve para que a oração "dê certo", mas para compreendermos melhor com quem falamos.
Thomas Merton afirma que muitas vezes nos vivemos a vida odiando a Deus que nos criou para amá-lO.  Odiar a Deus não é apenas cuspir no crucifixo, ou chutar uma imagem da Virgem, mas é também desconfiarmos d'Ele.
Jesus usou uma argumentação "ad absurdum" falando do juiz injusto, que atende a viúva porque não aguenta mais seus pedidos e tem medo de apanhar dela... Quanto mais Deus...
Nós precisamos da fé para compreender que Deus não é o juiz injusto, ou o patrão mal-humorado, ou o pai ausente. Deus é o Pai que deu o Filho mais velho para salvar os mais novos. Deus, como cantamos na Vigília de Páscoa, sacrificou o Filho para salvar o escravo, ou seja, nós.
A fé na oração nos leva a já começar agradecendo, porque o Pai já nos deu seus dois dons mais preciosos: o Filho e o Espírito Santo.
A graça mais desejada por nós, muitas vezes é como pedir um palito de fósforo a quem já nos deu uma casa...
Para isso precisamos de fé.
Mas também para compreendermos os "nãos" de Deus não como um abandono ou uma falta de amor, mas aquele "daqui há pouco" que tantos pais dão quando não podem dizer um sim ao filho.
Só a fé pode nos fazer compreender que em Deus tudo é amor, tanto o sim, quanto o não.

Comentários