CONDENARÃO

Jesus quer dizer: Deus Salva. E a mensagem de Jesus é absolutamente uma mensagem de salvação; mas como verso e reverso, o Senhor precisa alertar para a não aceitação de sua Palavra e de sua Pessoa. Para isso, o Senhor retoma dois personagens da antiga aliança: Jonas e Salomão. O profeta Jonas que contra a vontade pregou a destruição de Nínive e, através disso, gerou a conversão naquele povo e Salomão que pelo menos num momento de sua vida, deixou-se conduzir pela Sabedoria de Deus ao ponto de que até a Rainha do Sul viesse admirar a sabedoria do Rei.
Esses personagens não são os mais edificantes na História Sagrada, mas aqueles que tomaram contato com eles perceberam a bondade, a sabedoria e a misericórdia de Deus.
Mas o povo de Israel, convivendo com Deus Humanado não quis reconhecer n'Ele o Emanuel, o Deus-conosco. Sua sede de milagres e sinais não era para a conversão mas para a curiosidade, seu desejo de ouvir era apenas conhecer mais um rabino, suas perguntas ao Senhor não eram para conhecer mais do amor de Deus, mas para encontrar uma razão pela qual Jesus merecesse a morte.
O mal é forte. Mas o mau é fraco. O mal só é forte porque muitos maus fracos, na maior parte das vezes escondendo a cara, querem calar em nós a voz do Senhor. Para nos tornarmos, com eles, merecedores de condenação.
Numa única coisa bom e mau são iguais: o desejo de partilhar a própria sorte.
As almas bem-aventuradas, contemplando a Deus, desejam que todos venham para a glória.
As almas condenadas, sofrendo no inferno o ódio mais destruidor, desejam também que todos participem de sua danação.
Se levantarão e condenarão. Palavras duras do Senhor.
Tanto mais duras quanto mais "isentos" gostaríamos de ser.

Comentários