ADOLESCENTES

Muito se têm falado sobre a ativista adolescente Greta Thunberg, muitos se admiram como pode uma adolescente mostrar tanta firmeza e convicção. Como pode estar disposta a mudar suas atitudes por causa de um ideal, sendo tão nova. Talvez seja exatamente a pouca idade de Greta que dá mais peso ao seu discurso.
Como seria bom se o mundo escutasse a voz dos adolescentes... muitos pensam ao ver a determinação de Greta em salvar o planeta.
Eu sou um pobre padre. Não entendo de clima. Sei que há dias quentes, frios ou chuvosos e nada mais. Escuto pessoas dizerem que o aquecimento global está destruindo o planeta e outros dizendo que não há aquecimento global... Sou padre, não tenho capacidade para opinar sobre isso e se desse minha opinião estaria errado, ainda que a opinião fosse certa.
Sou padre para salvar almas, para falar com Deus e de Deus.
Mas devo concordar que deveríamos ouvir mais a voz dos adolescentes.
Começaria por um adolescente italiano, chamado Domingos Sávio. Quem dera que assumíssemos seus três propósitos de primeira comunhão: meus melhores amigos serão Jesus e Maria; comungarei sempre que puder; prefiro morrer a cometer um só pecado...
Penso especialmente numa outra menininha de olhos vivos e rosto redondo, Jacinta. Ela também teve uma mensagem para o mundo. Mensagem que não era sua, mas de Outra Pessoa, a Mãe de Deus.
Jacinta com seu irmão Francisco e sua prima Lúcia foram embaixadores da Virgem há 102 anos. E há 102 anos o mundo rejeita a mensagem dessas crianças. A sua mensagem não era salvar o planeta, mas salvar as almas. Era um convite à penitência e à oração. Era um apelo a não ofender mais a Nosso Senhor que já foi tanto ofendido...
Mas essa mensagem não interessou ao mundo.
Já Nosso Senhor disse que aqueles que vêm em nome próprio são melhor acolhidos do os que vêm em nome do Senhor...
Mas alguém poderia dizer que estou vendo as coisas numa perspectiva religiosa e que a menina Greta deseja salvar o meio ambiente, a religião não tem relevância nesse aspecto.
Bem...
Recordo que sou um padre. Pedir que um padre não veja as coisas religiosamente, é pedir que a água não molhe... Não sei quase nada sobre meio-ambiente, mas sei que existe um pequeno esquema mais infalível que uma fórmula matemática: quando o homem se volta contra Deus, ele se volta contra seu semelhante, contra si mesmo e contra a natureza. Geralmente nessa ordem.
Todos os santos tiveram "consciência ambiental" pelo fato de terem "consciência cristã", sendo que a última veio primeiro. Se o Francisco cavaleiro visse o lobo de Gubbio, o mataria e colocaria sua cabeça como troféu em cima da lareira da loja de tecidos de Pedro Bernardone. Só porque era o Francisco servo de Cristo é que ele pode transcender todos os limites e ver no lobo um irmão.
O mundo têm um ouvido seletivo, muito seletivo. Ele só escuta quem repercute as suas próprias idéias.


Comentários