MEDO

Uma vez alguém me disse que ninguém pode ter medo de nós, e se um dia soubermos que alguém tem medo, devíamos pegar um cilício e nos batermos com ele até sangrar.
Penso que a pessoa deve ter confundido cilício com disciplina, porque bater-se com um cilício seria algo bem... doloroso...
Mas enfim... fiquei refletindo nisso.
E, me consolei um pouco quando vi que também os discípulos tinham medo de Jesus.
O medo é filho da ignorância. Geralmente o medo é fruto do que eu projeto sobre determinada realidade que, por me ser desconhecida, fica mais exagerada do que realmente é.
Existem duas formas de ignorância: uma vencível e outra invencível.
A vencível está ligada aquela abertura de alma para conhecer o desconhecido.
A invencível está ligada aquela teimosia e estreiteza de pensamento própria de quem simplesmente "não quer saber".
Quando Jesus fala da cruz, os apóstolos se blindam com essa segunda ignorância. É claro, mas não querem entender.
Por isso tem medo de Jesus.
Não tem medo de que Jesus os transforme em lagartixas, tem medo de que Jesus lhes faça entender o que eles não querem entender.
E nós também temos esse medo.
O nosso medo não tanto o medo da cruz, mas o medo de compreendermos a sua importância.
Uma importância tão grande que a faz tornar até... desejável.

Comentários