PIOR

"Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós". Essas palavras duras de Nosso Senhor, dirigidas aos fariseus e mestres da Lei são hoje ouvidas por nós.
Nosso Senhor chama os mestres da Lei e fariseus de hipócritas, sua conversão era uma hipocrisia. E, como ninguém pode dar o que não possui, eles eram capazes de recrutar, mas não de converter. E assim, o suposto convertido só conseguia ficar pior do que já era.
Há alguns anos se fala de um tal de "católico engajado", que seria aquele que participa de muitas pastorais e movimentos. Evidente que isso em si, não seria ruim. O problema é que primeiro essa mentalidade ressalta uma primazia do fazer sobre o ser, o que não é católico.
Exatamente por isso, nem sempre as pastorais e movimentos são compostas por pessoas virtuosas ou que pelo menos almejem a virtude, "não tem tempo para isso"... tanta reunião, tanto plano, tanto projeto, que geram, no dizer do Papa Francisco, tanta mundanidade.
Assim, muitas vezes o fiel que começa a participar desses grupos, primeiro se sente desanimado ao ver ali, o que já seria feio de ver fora da Igreja, por fim, acaba por render-se aquele status decadente, encontrando prazer naquilo que antes lhe causava justa repulsa.
Prezados amigos, para quê existe a Igreja?
Sem responder essa pergunta nos tornamos um barco sem rumo, ou rumando ao naufrágio.
Não é possível que os grupos da Igreja acabem por nos afastar da essência da Igreja que é a santidade e o apostolado!
Queridos amigos, somos católicos para recebermos os sacramentos, para rezarmos, para fazermos apostolado com os nossos familiares e amigos do trabalho. É isso que o Senhor pede de nós. O resto é resto, pode ser até um resto honorável, mas é resto.

Comentários