MISTÉRIO

"Deus não deixará de se compadecer do filho de tantas lágrimas!"
A figura acima representa Santo Ambrósio dizendo isso a Santa Mônica. O filho de tantas lágrimas era o futuro Santo Agostinho por quem durante três décadas aquela piedosa mãe rezou e chorou. Contam que chorava ao ponto de que o chão por onde passava ficava molhado.
33 anos...
A oração é sempre um mistério.
A oração de Santa Mônica era pela conversão de seu filho, poderia haver pedido mais agradável ao coração de Deus? Então por que Deus não a atendeu logo? Porque Deus não nos atende logo?
Nossos pedidos nem sempre são tão mesquinhos que não possam tocar fundo no coração de Deus, nem sempre pedimos um carro novo ou ganhar na loteria...
Pedimos muitas vezes saúde, muitas vezes para os outros...
Pedimos salvação para essa vida...
Isso não agrada a Deus?
Por que demora? Por que não atende?
Que resposta damos a isso?
Silêncio. Tal como Jó compreendemos que é melhor pôr a mão sobre a boca porque falamos demais...
A demora de Deus, o silêncio de Deus seriam uma tremenda falta de amor d'Ele se não tivessem sido os companheiros habituais de Nosso Senhor e de Sua Mãe.
Por que Deus demorou décadas para ouvir as preces daquela mãe que foi Mônica?
A resposta mais correta é: não sabemos.
Sabemos que Deus nos ama, que nossa oração lhe é agradável, que Ele mesmo nos mandou pedir o que julgamos necessário para nossa vida e salvação...
Talvez a virtude mais necessária na oração seja a confiança. Tanto quanto crer que exista Deus, é fundamental que Ele seja "digno" da nossa confiança.
Aquela oração tão bela, o Memorare diz que ninguém saiu de perto de Maria desamparado.Sabiamente não diz que todos saíram atendidos, mas todos saíram amparados.
Talvez essa possa ser uma chave para começarmos a compreender o mistério da oração.

Comentários