AGOSTINHO

Quando se pensa em Santo Agostinho se têm uma visão muitas vezes minimalista, dizendo que era um grande pecador que se converteu. Embora realmente tenha cometido grandes pecados, havia em Agostinho uma "matéria-prima" que é a busca da verdade. Agostinho, mesmo antes de sua conversão, buscava a verdade, buscava Deus.
Como ele mesmo escreverá depois, não conseguia reconhecer que Deus não estava fora, mas dentro de si. Demorou para compreender que as coisas que o afastavam de Deus, também elas não existiriam se não fosse Deus a lhes dar o ser...
Queridos amigos, Agostinho foi realmente um homem, um ser humano.
Por isso, Deus pode alcançá-lo.
Por isso seu coração pode ser "ferido" pela Palavra de Deus, como ele mesmo disse: "Vulnerasti cor meum verbo tuo, et amavi te!" Feristes meu coração com a tua palavra... e eu te amei!
O que vemos no mundo hoje senão a moda da desumanização. O que se ataca hoje é o próprio ser gente, ser humano, ser homem, ser mulher, ser racional.
Esses ataques que possuem sua origem no próprio inimigo do gênero humano que é o diabo, querem destruir aquela "matéria-prima", a busca da verdade, que está abafada em tanta gente.
Mas, o que abafa a busca da verdade? Aquelas mesmas três coisas que foram usadas por Satanás como tentações do Senhor.
O prazer que gera uma certa languidez espiritual, uma moleza, a força da vontade se enfraquece, o prazer acaba por se tornar algo que se busca sempre mais e a todo custo, como diz o livro da Sabedoria: o olho não se cansa de ver...
O ter que faz com que se ignore o tempo presente para se pensar num futuro onde seremos finalmente felizes por que teremos tudo o que desejamos.
A busca do poder que faz com que nos consideremos uma classe mais elevada dentro da raça humana e que nos leva a considerar que certas coisas podem ser boas para os outros, mas nós merecemos mais,,,
Queridos amigos, recorramos a intercessão desse grande homem, e por isso grande santo para que nos ajude a encontrarmos em nós aquela obra prima que permite que Deus também faça grandes coisas através de nós.

Comentários