SEMEADOR

Ouvimos hoje a parábola do semeador.
A generosidade do semeador que deixa a semente cair por todos os tipos de terreno nos impressiona, na natureza os terrenos não mudam, mas nós podemos mudar.
Podemos retirar as pedras para a semente aprofundar, arrancar os espinhos para que possa crescer, expulsar os pássaros para que ela possa ficar.
Nesses três verbos podemos compreender como devemos nos relacionar com a Palavra de Deus.
A Palavra precisa ficar, a Bíblia não pode ser para nós um livro de leitura eventual, nem mesmo diária, essa Palavra precisa estar presente o tempo todo em nosso coração. Através da imaginação e da memória a Palavra pode estar sempre presente em nós. Imaginarmos Nosso Senhor pregando, repetir pequenas frases da Escritura, fazem com que ela fique em nós.
A Palavra também precisa crescer, ou seja, se espalhar pelos vários aspectos da nossa vida. Família, trabalho, lazer, esporte etc... tudo precisa ser tocado por essa Palavra. Não podemos viver aquela "esquizofrenia religiosa" das pessoas que tem diversas personalidades diferentes: uma no trabalho, outra na Igreja, outra em casa, outra na internet... A Palavra de Deus, como árvore frondosa precisa se espalhar por todos os cantos da nossa vida.
Por fim, precisamos aprofundar a Palavra. Ou seja, lermos a Bíblia e buscarmos compreender o que está escrito, baseando-nos no que a Igreja sempre ensinou. Ler o Catecismo da Igreja, assistir bons programas de doutrina católica, tudo isso nos faz mergulhar nesse oceano do amor de Deus contido em cada página da Sagrada Escritura.
Peçamos ao Senhor, por intercessão de Santa Maria e de São José, a graça de que o nosso coração seja terra boa para a semente da Palavra de Deus.

Comentários