PODEMOS

Celebrando hoje a memória de Santiago, ouvimos no Santo Evangelho a audaciosa resposta que ele e seu irmão, S. João deram ao Senhor: "Podemos!"
O Senhor lhes perguntara se podiam beber do seu cálice, ou seja, se podiam participar de seus sofrimentos, se estavam dispostos a dar a própria vida por Ele.
Possumus! Podemos! responderam sem pestanejar os discípulos. E assim foi.
Não foi naquela hora, eles ainda tinham muito o que aprender, muito a que mudar. Ali, os filhos de Zebedeu eram ainda apenas filhos do trovão, tinham a disposição de dar a vida, por isso eram capazes de mudar de vida. Santiago, após levar o Evangelho até a Espanha onde em Zarogoza sobre um pilar lhe apareceu ainda em sua vida mortal a Santíssima Virgem, retorna à Jerusalém onde é o primeiro dos Apóstolos a beber do cálice do Senhor, sendo degolado por ordem de Herodes.
Possumus! Aquele "Podemos" dos dois irmãos como que abraçou a existência dos demais Santos Apóstolos, sendo Santiago o primeiro a ser martirizado e S. João o último dos Apóstolos a morrer.
Possumus! Que resposta! Uma resposta que contagia e que faz a mim e a você, que talvez ainda sejamos filhos do trovão, ou de qualquer outra força da natureza, a fazermos aquela peregrinação para nos tornarmos verdadeiramente filhos de Deus.

Comentários