MÁRTIRES

"Boa noite.
Tenho uma ótima notícia para você. Você irá para um lugar distante. Provavelmente nunca mais verá seus amigos e familiares. Lá existem doenças que ninguém conhece. E animais também. Alguns dos moradores desse terra gostam muito de nós, especialmente grelhados...
Lá não há nada para você. Mas pode fazer uma casa com gravetos de árvores e cobrir com as folhas da mesma árvore.
Também pode ser que você não chegue, afinal serão meses no oceano...
Lá já é certo que aqueles que forem mais familiares, que foram daqui para lá, serão seus inimigos. Porque eles escravizar exatamente aqueles a quem você vai para evangelizar, caso eles não te devorem... Lá também é bem diferente daqui. É quente e úmido. Espero que seu pulmão seja muito saudável..."
Talvez não fossem essas as palavras, mas era essa a realidade que abraçaram muitos homens que se lançaram ao totalmente desconhecido para dar o céu aqueles que habitavam naquilo que era realmente um Novo Mundo, o continente americano.
Foi esse o desejo de Inácio de Azevedo que, após passar um tempo aqui, quis voltar para recrutar mais irmãos para essa obra de evangelização. No caminho de volta para cá, porém, ele e seus companheiros foram interceptados por piratas. De modo geral, os piratas "apenas" saqueavam os navios e escravizavam a tripulação. Mas ao verem que eram sacerdotes, os piratas de fé protestante, os mataram.
Queridos amigos, sei que muitos de nós crescemos ouvindo dizer que a Igreja vinha para a América para pegar o ouro e ficar rica. Bem... ontem como hoje tinha gente boa e gente ruim, joio e trigo...
Mas não esqueçamos desses, talvez até a maioria, que sacrificaram as suas vidas para que hoje pudéssemos ter a mesma fé dos Apóstolos.

Comentários