MARIA

Celebramos hoje a festa de Santa Maria Madalena.
Muitos autores identificam Maria Madalena como a Maria, irmã de Lázaro e Marta. Madalena é essa mulher completamente tomada pelo amor de Deus, é aquela experimentou aquele vazio sempre maior quando se tenta preencher o coração com qualquer coisa que não seja Deus mesmo.
Ela, por isso, se torna, não exageremos em dizer, a alma mais virginal que houve nesse mundo, após a Virgem Maria.
Para Deus a virgindade não é tanto uma propriedade física (que unida à verdadeira virtude é sempre grata a Deus), mas a uma "capacidade esponsal" da alma.
Maria Madalena é realmente essa alma esponsal. E o é a tal ponto que pode estar junto com a Santíssima Virgem e com João, o Apóstolo Virgem, ao pé da Santa Cruz.
Sua presença não destoa. Se por um lado seu corpo num momento serviu ao pecado, naquele momento ali estavam almas esponsais.
Madalena também nos ensina a essa centralidade de Deus, mesmo diante das coisas de Deus. Mas importante que servir a Deus, como Marta, é estar com Deus, como Maria.
Estar é o serviço que Deus pede de nós. E nenhum serviço lhe será útil se não estiver unido a esse primeiro que é estar.
Queridos amigos, num mundo onde tantos perdem logo a inocência, e muitas vezes só depois de perdê-la é que percebem seu valor, a estrela de Magdala nos recorda que ter uma alma esponsal é um dom que ninguém pode arrancar. Olhar para o Cristo como aquele amado que é meu enquanto que eu também sou dele foi a vida dela, seja também a nossa.

Comentários