ESCAPULÁRIO

Celebramos no dia 16 de julho a festa do Nossa Senhora do Carmo. Essa comemoração nos recorda o dia em que a Santíssima Virgem entrega o Santo Escapulário ao Superior dos Carmelitas, S. Simão Stock, cuja Ordem corria até mesmo o risco de ser suprimida. No meio desse tormento, aparece-lhe a Virgem e lhe entrega o escapulário como sinal de predileção e mesmo de salvação eterna para quantos o usarem.
Embora, como Mãe amantíssima, Nossa Senhora não faça nenhuma exigência para os que usarem o Santo Escapulário, ele mesmo nos recorda algumas exigências da vida cristã.
Ao ligar-nos ao Monte Carmelo, Maria recorda que a vida cristã é uma constante subida do monte que é o próprio Cristo. Subir esse monte exigirá de nós a leveza consequente de deixar para trás todos os pesos mortos de pecado e de imperfeições e nos recorda que não somos chamados a ficar nas capoeiras da vida, mas de nos elevarmos mais a cada dia até poder ver o sol de frente.
Originalmente, o escapulário era uma veste de trabalho de certos monges. Ao nos entregar o escapulário, Maria Santíssima nos recorda a necessidade de trabalharmos na obra de nossa santificação. A santificação é o trabalho mais importante da nossa vida. Por vezes também é o que mais desleixamos... Mas ao revestirmo-nos com essa santa veste, a Mãe celeste nos diz: "mãos à obra, filho meu!"
O Escapulário também, ao cobrir-nos pela frente e pelas costas, nos recorda o Senhor que nos abraça constante em seu amor, como diz o Salmista: "por detrás e pela frente me envolveis", recorda-nos a presença de Deus em nossas almas em graça, o maior tesouro de nossa vida.
E nos recorda, por fim a vida eterna: "Quem morrer com ele não padecerá o fogo do inferno", prometeu Nossa Senhora. Usamos o Santo Escapulário porque há uma Vida após esta. Vida, com maiúscula, porque diante dela tudo é minúsculo, tudo é pequeno e passageiro.
Rosa Carmeli! Aclamemos devotamente hoje a Santíssima Virgem, Rosa do Carmelo! Que ela como aquela nuvenzinha sobre o mar que viu o profeta Elias desde o Carmelo, faça chover sobre nossa vida aquela chuva que traz a vida, Cristo Nosso Senhor.

Comentários