VIDA

No Santo Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos fala da vida eterna.
O que é a vida eterna? O que é o céu?
A vida eterna, a bem-aventurança é conhecer a Deus. Nosso Senhor nos disse que a vida eterna é "conhecer a Deus" e ao próprio Nosso Senhor, enviado do Pai. Conhecer é mais do que saber meia dúzias de coisas. É interessante que na Sagrada Escritura muitas vezes a máxima intimidade física de um casal é significada também com o verbo conhecer.
Conhecer a Deus é mergulhar na Sua Vida íntima, é participar de sua própria natureza.
Desse modo, essa vida eterna já começa a ser vivida nesse mundo, especialmente através do Batismo e demais sacramentos que são um "sabor antecipado" do céu.
Já aqui podemos conhecer algo de Deus. Se não nos fosse possível conhecer a Deus, Deus não Se revelaria a nós. Esse conhecimento progride pelo que buscamos conhecer de Deus, através da Santa Doutrina, pela graça divina que nos é dada através dos Santos Sacramentos, máxime a Santíssima Eucaristia, onde não recebemos "apenas" a graça de Deus, mas o Deus da graça.
E quanto mais se conhece de Deus, tanto mais se deseja possuí-lO.
Como na antiga missa do Domingo após a Ascensão, a alma fiel repete insistentemente a Deus: Vultum tuum, Domine, requiram! Eu busco o teu rosto, Senhor!
Caros amigos, é esse plenitude de uma vida já começada que nos faz desejar o céu. Desejar Deus.
Como S. João da Cruz, a alma desejosa de Deus suspira: "Ah, rompe a tela deste doce encontro!"

Comentários