PRECURSOR

De apenas três pessoas a Igreja celebra o nascimento: Nosso Senhor Jesus Cristo, a Santíssima Virgem Maria e S. João Batista.
O Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que celebramos a 25 de dezembro, é chamado de Natal Segundo a Carne de Nosso Senhor, porque em Jesus Cristo podemos distinguir dois nascimentos: um nascimento a partir (ex) do Pai desde toda eternidade e o outro, celebrado no dia 25 de dezembro, que é quando nasceu de Nossa Senhora feito homem.
O nascimento de Maria Santíssima a 8 de setembro recorda a proximidade de nossa redenção e o admirável nascimento da única concebida sem a mácula original.
O nascimento de S. João Batista é o grande marco da história da salvação. Nosso Senhor mesmo dirá "a Lei e os profetas até João Batista". Seu nascimento é, em certo sentido, a última página do Antigo Testamento e a primeira do Novo.
E mais, é o Precursor do Senhor. Aquele que o precede no nascimento, na pregação e na morte.
O Arcanjo S. Gabriel ao anunciar o nascimento de S. João à S. Zacarias dirá que "muitos se alegrarão com seu nascimento", por isso também a Igreja reveste com especial alegria a efeméride hodierna.
S. João Batista junto com S. José e S. Pedro e S. Paulo são especiais protetores da Igreja a quem devemos particular devoção. Seu amor à verdade e sua coragem profética precisam flamejar ainda mais nos corações dos fiéis.
Que compreendamos como dirigidas também a nós as palavras que a liturgia nos traz hoje: "Tu, menino, será chamado profeta do Altíssimo."

Comentários