NOSSO

Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade, o grande sinal da nossa fé. A primeira verdade de nossa fé católica é a unidade e a trindade de Deus. Um só Deus, em três Pessoas Divinas.
Dentro do dogma da Santíssima Trindade aprendemos que na vida íntima de Deus, exceto o que é próprio de cada pessoa (ser a fonte do ser, ser gerado, ser o Amor) é comum aos Três. Ou seja, ao mesmo tempo que são Três pessoas distintas, possuem tudo em comum: a grandeza, o poder, a glória... tudo é comum aos Três.
Sabemos que Deus deseja que participemos de sua vida, e o grande segredo da vida íntima da Santíssima Trindade é não usar nunca a palavra "meu", mas fazer com que a tudo se aplique o "nosso".
Isso é o cristianismo autêntico, tal como a primeira comunidade onde todos tinham tudo em comum.
O segundo grande erro do comunismo (o primeiro foi negar a Deus) e consequência direta deste, foi negar a pessoa humana. É impossível negar a Deus e afirmar o homem na sua mais alta excelência.
A liberdade plena de cada Pessoa Divina tem a sua origem exatamente na absoluta doação de tudo uma à outra. Não há o que esconder, o que buscar preservar do outro. O que é meu, naturalmente se torna um bem oferecido.
Queridos amigos, a real afirmação nossa enquanto pessoas está na nossa capacidade de pôr em comum o que também nos foi dado por Deus.

Comentários