ANTONIO

Santo Antonio é chamado em sua ladainha com o título de "Glorioso Taumaturgo". Taumaturgo é aquele que realiza milagres; e, de fato, quando lemos a vida desse Santo os milagres são abundantes, mesmo entre os seus biógrafos mais céticos.
Quando olhamos num panorama os inúmeros milagres do Santo, podemos perceber que fundamentalmente eles convergiam para duas realidades: oração e conversão.
Um dos primeiros, ou mesmo o primeiro, milagre atribuído a S. Antônio foi o fato de fazer com que os passarinhos dos campos de sua família se reunissem todos num celeiro para que ele pudesse ir recolher-se em oração.
O sermão aos peixes, a mula adoradora, o prato envenenado... não foram exibições de um poder, mas instrumentos para a conversão dos hereges.
Oração e conversão são os grandes polos da vida de Santo Antônio. Ele mesmo os viveu constantemente: assim a cruz marcada no chão da Igreja de Lisboa quando ainda era um mancebo, e a própria decisão de deixar os cônegos agostinianos, há exatos 800 anos, não foram outra coisa que o desenvolver constantemente em sua alma a oração e a conversão.
Queridos amigos, celebrando a festa de S. Antonio, vivamos também intensamente essas duas realidades para que nossa devoção se amadureça para a imitação.

Comentários