TRABALHO

Celebramos hoje a festa de S. José operário. Essa festa foi instituída por Pio XII para dar um sentido cristão ao feriado de origem comunista do dia do trabalho.
Celebrar a festa do operário S. José nos faz recordar não só o valor ou a importância social do trabalho, mas também o seu valor de redenção.
No Santo Evangelho, Nosso Senhor é chamado algumas vezes de filho do carpinteiro, ou mesmo de carpinteiro. O que nos faz ter a certeza de que, como a maioria dos homens do seu tempo, Nosso Senhor seguiu o trabalho de seu pai.
Os Santos Padres afirmavam que o que não fosse assumido pelo Verbo não poderia ser redimido. Por isso há a necessidade de que Nosso Senhor assumisse todos os aspectos da vida humana, e assim o fez.
O trabalho de Cristo então assume um valor infinito de santidade e redenção diante de Deus Pai. Assim também compreendemos o trabalho de Nossa Senhora. Houve quem afirmasse que Nossa Senhora ao buscar água num poço tinha mais méritos que todos os mártires juntos...
O trabalho, queridos amigos, assumido e redimido pelo Deus Humanado, não é mais castigo pelo pecado, mas volta a ser a participação do homem no trabalho criador de Deus, e, mais, também se torna um meio eficaz de co-redenção com Cristo.
O trabalho, longe de nos afastar de Deus, precisa ser local de encontro com Ele e com os irmãos.
Antes de iniciarmos nossas tarefas devemos ter um tempo de oração, onde, dentre outras coisas, oferecemos a Deus o trabalho que vamos realizar. Lembrando sempre que para Deus o trabalho mais importante é o que se faz com mais amor.

Comentários