ATANÁSIO

Celebramos hoje a memória de Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja.
Quando olhamos a admirável figura desse santo, compreendemos o quanto a Providência se utilizou de sua fortaleza e de seu amor à verdade para garantir a reta fé na Igreja de ontem, e também na Igreja de hoje.
Quase ao mesmo tempo em que a Igreja conseguiu a liberdade de culto e o fim da perseguição, nasceu a heresia ariana. Essa heresia, de muitos nuances e ainda presente hoje em algumas religiões, afirmava que Nosso Senhor Jesus Cristo não é Deus, da mesma natureza que Deus Pai, mas seria simplesmente uma criatura com o grande poder de Deus...
Essa heresia espalhou-se muito rapidamente e muitos aderiram a ela, até mesmo nos palácios imperiais e episcopais ela encontrou seguidores.
São Jerônimo disse com um gemido que o mundo dormiu católico e acordou ariano...
Sabemos que há duas formas de fazer uma heresia se espalhar: ensinar a heresia e não combater a heresia.
Aquele que não combate, pode não ser um herege, mas se torna cúmplice da heresia e da perdição eterna de todos aqueles que nela caírem.
Nesse sentido, Santo Atanásio não poderia contentar-se apenas em crer e ensinar a fé verdadeira, mas necessitava combater o arianismo. Ainda que outros bispos fossem arianos declarados ou favorecessem o arianismo (como foi o caso do próprio Papa Libério...).
Nesse combate, nem sempre a verdade venceu.
Muitas vezes Santo Atanásio foi exilado e mesmo excomungado pelo Papa. Foi julgado por juízes iníquos que não tendo como condenar sua vida e sua doutrina o acusaram de cultuar o diabo e de ter seduzido pessoas, curiosamente enquanto uma das supostas vítimas sexuais de Atanásio contava detalhes dos horrores que ele teria feito consigo, um dos poucos amigos de Atanásio levantou-se e foi até a "vítima" e lhe perguntou: Você jura que eu fiz isso com você? E ao responder que sim, a "vítima" mostrou que sequer conhecia a cara do acusado...
Em seus exílios Atanásio aproveitou a ocasião para fortalecer a fé na Europa, no Egito e, por onde a Providência o levasse.
Caros amigos, a figura de Santo Atanásio vêm recordar a cada um de nós que a Santa Igreja não é uma democracia, nem mesmo uma monarquia humana, a Igreja é divina. Não é a maioria, e nem mesmo os membros da hierarquia que definem a nossa fé. À hierarquia cabe apenas guardar e ensinar o que Nosso Senhor nos deixou. À maioria cabe acolher com devoção a verdade que a hierarquia ensina em continuidade com a fé de sempre, e caso isso não aconteça, resistir com a intercessão do grande Atanásio.



Comentários