POR QUE?

Diante de toda a violência que emoldura a sua Paixão Santíssima Paixão, há uma reação de Nosso Senhor que nos chama a atenção. Os pontífices e fariseus interrogam Jesus acerca de seus discípulos e de sua doutrina. Nosso Senhor responde recordando que seu ensinamento não foi segredo, ensinava em lugares públicos, como o Templo, de modo que qualquer um que o tivesse ouvido - e ali haviam tantos - poderiam dizer o que Ele tinha ensinado.
Um dos servos do pontífice, aproveitando-se da situação e para bajular o pontífice, finge indignar-se com a resposta do Senhor, como se tivesse sido desrespeitosa. E dá uma bofetada no Senhor.
O Senhor que aceita calado todas as humilhações e sofrimentos de sua Paixão, nesse momento age diferente e, pede ao seu algoz que lhe dê uma razão para aquela bofetada: "Por que me bates?"
Essa pergunta, única de Jesus aos seus verdugos, não teve resposta.
Porque nada pode justificar a ofensa a Deus.
Nas "impromperia" que ouvimos ao longo da adoração da cruz, a Igreja põe na boca do Senhor: "O que foi que eu te fiz, meu povo? Foi por ter te retirado do Egito, que me preparaste uma cruz? O que mais podia eu ter feito? Em que eu te faltei?"
O pecado é sempre uma nova bofetada no rosto do Senhor. Naquela bofetada também pesou a minha mão e a sua.
Por isso, ao beijarmos hoje a Santa Cruz, prometemos ao Senhor não mais esbofeteá-lO, ao contrário, oferecemos nossa face para entrar na frente da d'Ele e sermos co-redentores com Ele.

Comentários