SACRIFÍCIO
Na Primeira Leitura da Missa de hoje, ouvimos o relato do sacrifício de Noé. Embora tenha sido precedido pelo de Abel, o sacrifício de Noé vem inaugurar esse costume de fazer a aliança com Deus através de celebração sacrifical.
O culto sacrifical está na essência do cristianismo. De modo que o Sacrifício de Cristo, razão de sua vinda, foi não só prefigurada pelos sacrifícios da antiga lei, como veio ab-rogar todos os outros sacrifícios.
O sacrifício está no centro do culto cristão.
No sacrifício há duas realidades complementares: o homem que oferece o sacrifício e o Senhor que oferece o seu dom.
Em Cristo, as duas realidades se unem: Ele é o conteúdo do sacrifício e, ao mesmo tempo, é o dom do Pai oferecido a nós.
Nossa participação se dá através de nossa união a Cristo pelo Batismo, enxertados n'Ele como ramos na vide, somos com Ele sacrifício a Deus e dom aos irmãos.
Caros amigos, necessitamos ter tudo isso bem forte em nossa mente, para que realmente participemos da celebração da Eucaristia.
Caso contrário, nossa "participação" será apenas ativismo.
O culto sacrifical está na essência do cristianismo. De modo que o Sacrifício de Cristo, razão de sua vinda, foi não só prefigurada pelos sacrifícios da antiga lei, como veio ab-rogar todos os outros sacrifícios.
O sacrifício está no centro do culto cristão.
No sacrifício há duas realidades complementares: o homem que oferece o sacrifício e o Senhor que oferece o seu dom.
Em Cristo, as duas realidades se unem: Ele é o conteúdo do sacrifício e, ao mesmo tempo, é o dom do Pai oferecido a nós.
Nossa participação se dá através de nossa união a Cristo pelo Batismo, enxertados n'Ele como ramos na vide, somos com Ele sacrifício a Deus e dom aos irmãos.
Caros amigos, necessitamos ter tudo isso bem forte em nossa mente, para que realmente participemos da celebração da Eucaristia.
Caso contrário, nossa "participação" será apenas ativismo.
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