VIDA ETERNA

Quando pensamos na vida eterna, geralmente a pensamos como algo que virá para nós quando morrermos: com o fim dessa vida mortal, iniciaremos uma vida eterna.
Todavia, ao lermos os escritos de S. João, percebemos uma perspectiva diferente: a vida eterna para João não é uma realidade pós-morte. O início da vida eterna coincide com o início do conhecimento de Cristo e de sua posse.
Quando conhecemos a Cristo e o possuímos em nossa mente e coração, já começamos a viver a vida eterna.
É claro que a morte, ao destruir o nosso corpo, permitirá que nossa alma possa conhecer plenamente aquilo que por limitações de nossa natureza decaída não poderíamos conhecer, mas há um conhecimento  que se pode ter agora, e uma posse que se pode gozar agora.
Esse conhecimento, se adquire de um modo especial, pela leitura do Santo Evangelho. Quando amamos uma pessoa, gostamos de saber tudo sobre ela. Vejamos por exemplo, os adolescentes quando se encantam com um astro de TV..., muito mais nós devemos buscar conhecer a vida de Nosso Senhor, de modo que a tenhamos "como um filme" presente em nossa mente. Ao conhecer a vida de Nosso Senhor, também necessitamos nos pôr ali, em cada cena, junto d'Ele, de Nossa Senhora, dos Apóstolos... precisamos realmente estar "metidos" na vida de Cristo!
E a posse de Cristo, início de vida eterna, se dá pela oração.
Quando rezamos, desde as orações vocais, como o Pai nosso, até à oração contemplativa mais abrasada, concretizamos aquele dito dos Cantares: "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu".
Na oração podemos viver essa dupla entrega de amores, de Deus para nós e de nós para ele".
É verdade que nem sempre a oração será fácil, e em alguns momentos também não será sequer agradável... Digamos isso ao Senhor! Porque isso também é oração!

Comentários