TEÓFILO

No Santo Evangelho desse III Domingo do Tempo Comum ouvimos esse "cabeçalho" do Evangelho de S. Lucas. Nele, S. Lucas endereça o seu Evangelho a um certo "Teófilo", de quem não temos mais nenhuma informação.
Se, por um lado, não sabemos quem foi aquele Teófilo, somos chamados a ser Teófilos, ou seja, amigo de Deus.
Nosso Senhor não quer estabelecer conosco outra relação que a amizade, Ele não quer e nem precisa de nada nosso: nossas orações, liturgias, sacrificios, só terão sentido para Deus se tiverem o perfume da amizade.
O lugar de cultivo da amizade com Jesus é a oração. Tal como é impossível ser amigo de quem não se conhece, com quem não se fala, não se pode ser amigo de Jesus  sem a oração.
Creio que três coisas são fundamentais em qualquer amizade: conhecimento, conversa, convivência.
Se queremos ser amigos de Deus precisamos conhecê-lO, e conhecemos a Deus através da leitura das Santas Escrituras, de bons livros de doutrina e leituras espirituais e, especialmente, pela contemplação que é pensar em Deus. Conversamos com Ele através da oração, desde as orações vocais, como o Pai nosso até a oração pessoal, onde derramamos nosso coração diante dEle. E a convivência se dá através do tempo que gastamos com Ele presente no Sacramento do Altar; ali, onde está há dois mil anos encarcerado por amor, Ele nos aguarda e mendiga a esmola do nosso tempo, para nos dar tudo o que buscamos longe dele.
Queridos amigos, renovemos hoje nossa teofilia, nossa amizade com aquele que nos amou primeiro.

Comentários