SANTOS REIS

Quando se vai à Catedral de Colônia, na Alemanha, se pode ver uma urna dourada na qual repousam as relíquias dos Santos Reis que a tradição nos ensina que se chamavam: Gaspar, Melchior e Balthazar.
Eles simbolizam todas as nações que foram dadas por herança, como diz o Salmo II, ao Ungido do Senhor. Neles, todos os povos se prostraram diante do Rei nascido em Belém. Ao mesmo tempo, eles são, no dizer de Fulton Sheen, aqueles que sabiam que não sabiam tudo. De fato, só dois tipos de pessoas foram capazes de ir ao encontro do Menino: os pastores que nada sabiam, e os Reis que sabiam que não sabiam tudo...
Sua atitude se antepõe a atitude dos sábios do palácio que sabem, mas não vão. Ou de Herodes que pretende ir depois para destruir. Eles vão. Mas não vão somente, vão com uma razão: adorar.
Venimus adorare eum - Viemos adorá-lO!
Essa é a postura, única, diante de Deus: Adorar.
A adoração é o reconhecimento de que Ele é mais. Por isso o gesto tradicional de nos diminuirmos, ficando de joelhos, para dizer que Deus é mais do que nós.
Cada vez mais, a figura dos Santos Reis se torna necessária para nós, porque não são poucos os que vão à Ele, sem ter a mínima idéia de porque vão. É o que vemos em nossas Igrejas hoje, transformadas em salões de fofoca. Quando se precisa pedir silêncio na Igreja, é porque não se sabe nem para quê a Igreja serve.
Ao mesmo tempo, o ajoelhar vem caindo em desuso, muitos não se ajoelham mais diante da Santíssima Eucaristia, mesmo durante a Santa Missa. E mesmo alguns pastores, não só não orientam as pessoas sobre a conveniência do estar de joelhos, como lhes convencem a não se ajoelhar, na Missa, na comunhão, etc... Ou seja, calados fariam um bem maior...
É curioso que nas primeiras representações o demônio seja representado com as pernas "retas", sem joelhos, porque o seu pecado é ser incapaz de se por pequeno diante de Deus...
Queridos amigos, os Santos Reis, que atravessaram metade do mundo só para adorar, nos ajudem a não perdermos momento algum de nos ajoelharmos diante do mesmo Jesus que nos braços de Maria eles adoraram.

Comentários