MÃE

Nesse primeiro dia do ano, a Igreja nos põe no colo da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.
Tal como Jesus, no oitavo dia de seu nascimento, dia de sua circuncisão, estava no nos braços de Maria ao ser ritualmente introduzido no povo judeu, nós somos colocados no colo de Maria ao sermos introduzidos nesse novo ano.
A circuncisão do Senhor é como que um início oficial da nossa redenção, por ser o primeiro derramamento de seu Preciosíssimo Sangue. Aquela pequena cirurgia ainda que simples, não deixaria de causar no Menino alguma dor, certamente a criança apertaria com sua forcinha as mãos da Mãe que embora sofra também, encoraja.
De modo semelhante, a Santíssima Virgem nos encoraja a entrarmos nesse ano, ainda que como todo o desconhecido cause um misto de esperança e insegurança, segurando firme as mãos d'Ela que nos unem às de Jesus.
Por fim, no Santo Evangelho, ouvimos ser imposto sobre o Senhor o nome de Jesus. E S. Lucas nos fala que é o nome que Ele recebeu mesmo antes de ser concebido. Assim também nós queridos amigos, recebemos um nome mesmo antes de sermos concebidos. E esse nome é cristão.
Peçamos à Santíssima Virgem a graça de sermos fiéis a esse nome que desde sempre recebemos no coração de Deus em cada dia desse novo ano.

Comentários