HORA

A Bíblia foi escrita ao longo de séculos e a ordem dos livros não corresponde à ordem em que foram escritos. Por exemplo, o último livro da Bíblia não foi o último a ser escrito.
S. João, autor do Apocalipse, o escreveu antes de escrever o Evangelho.
Sabemos, pela tradição, que S. João foi o último dos Apóstolos a morrer, e que morreu centenário, sendo assim, o seu Evangelho foi escrito cerca de 70 ou 80 anos após o acontecimento dos fatos nele narrados.
Toda essa introdução veio para compreendermos melhor um detalhe do Evangelho de hoje: "Era por volta da hora décima".
S. João, décadas depois se lembrava da hora do seu primeiro encontro com Jesus.
Eram vivos em sua mente o olhar, o jeito, as palavras de Jesus: "Que procurais?", ditas certamente com uma ternura tão grande que despertou nos neo-discípulos a confiança de perguntar: "Onde moras?", uma confiança transformada em convivência: "e passaram o dia com Ele"...
Era por volta da hora décima...
Bento XVI recordava que a fé não brota de um sistema, ou de uma idéia, mas de um encontro. Um encontro capaz de gerar amizade e de unir vidas.
Era por volta da hora décima...
A hora do primeiro encontro, o momento do primeiro amor, precisam ser eternizados na vida, não tanto por sentimento, mas especialmente por decisão, de manter vivo, embora não seja fácil, o resultado daquele encontro.
Era por volta da hora décima.
Em certo sentido, naquele momento "o relógio" de João parou. Ele só foi capaz de estar aos pés da cruz, porque para ele ainda era a hora décima. Na hora que ele escrevia 70 ou 80 anos depois, ainda era por volta da hora décima. Embora fosse centenário, para ele o tempo não tinha passado, ele continuava passando o "dia da vida" com Jesus, ainda era por volta da hora décima.
Eu tive uma hora décima. Meu relógio às vezes foi pra frente, as vezes foi pra trás. Nos dois estive errado. Agora estou dando corda e acertando.
É por volta da hora décima.
Se você quiser remarcar o seu relógio, hora décima quer dizer quatro da tarde.

Comentários

  1. Pude ver Jesus falando "que procuras", pela maneira como o texto foi escrito, quanta sutileza! Obrigada por nos ensinar. Serás eternamente sacerdote de Jesus!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário