E O PRECEITO?

Muita gente nesses dias pergunta sobre os preceitos dos dias santos e domingos.
Enfim, como temos que entender isso?
Vamos lá:
1. Todos os fiéis católicos têm o dever de ir à Santa Missa em todos os domingos e dias santificados.
2. No Brasil os dias santificados são: 1 de janeiro, Santa Maria, Mãe de Deus; Corpus Christi; 8 de dezembro, Imaculada Conceição e 25 de dezembro, dia de Natal.
3. Como todos os dias santos são solenidades, eles começam a ser celebrados a partir da tarde do dia anterior, com a oração das I Vésperas.
4. Também os domingos, são celebrados a partir da tarde dos sábados.
5. As Missas de sábado à tarde, cumprem o preceito dominical para aqueles que não poderiam participar da Missa no Domingo. Penso que ir à praia, não é justificativa... O dia do Senhor é o Domingo!
6. O mesmo vale para os dias santificados.
7. Muitas vezes o "tom" das celebrações é diferenciado nos dias santificados, como por exemplo, Missa da Vigília e Missa do Dia.
8. Por isso, convém ir aos dois dias.
9. Se não se pode ir à Missa no próprio dia (Domingo/Dia Santo), o fiel deve então ir na missa na tarde do dia anterior.
10. Caso o fiel não possa realmente ir à Missa (questões de trabalho, doença etc), não comete pecado, porque é necessário para pecar, ter liberdade. E ninguém está obrigado ao heróico, como por exemplo, se demitir do emprego porque se tem que ir à Missa...

Espero ter ajudado...

Comentários

Postar um comentário