O TEMPLO

Celebrando a Dedicação da Basílica Laterana, dedicada a Cristo Salvador e a S. João Batista e S. João Evangelista, ouvimos nas leituras da Missa muitas referências não tanto ao templo de pedras, mas a um templo do qual do lado direito jorra uma fonte de vida. No Santo Evangelho nos é revelado que templo é esse: "Jesus estava falando do Templo do seu Corpo".
O que é o Templo?
O Templo é o local de encontro com Deus.
Cristo, Verbo feito carne, é o "local" do encontro do homem com Deus.
É nele que se realiza a plenitude do Culto Divino, a glorificação de Deus e a redenção e santificação do gênero humano.
A partir daí, compreendemos o que são as nossas igrejas, nossos templos.
Não são apenas lugares destinados à celebrações ou ao encontro das pessoas entre si.
São casa de Deus!
Uma jovem judia, naquele momento ateia, Edith Stein, certa vez entrou como turista num templo católico e ficou muito tocada ao ver uma senhorinha que entrou naquela igreja, num horário onde não havia celebração alguma, e se ajoelhou durante um tempo, levantando-se em seguida, fez uma genuflexão e saiu. Era a primeira vez que a futura S. Teresa Benedita da Cruz percebia diante de si a ideia de "Casa de Deus".
Até então a sua experiência com os lugares religiosos era ligada às celebrações. A sinagoga, a igreja protestante existiam para reunir as pessoas entre si em função das celebrações religiosas. Através da desconhecida senhorinha,  ela percebeu naquela igreja católica uma dimensão diferente: a do encontro com Deus.
Edith começava a descobrir um Deus que não precisava ser buscado, se deixava encontrar. Tinha até uma casa com endereço...
Bendita senhorinha que não ficou de conversinha, rindo com outras comadres.
Ahhhh se fosse hoje...

Comentários